Agendamento, Tempo e Tema

Todos temos diversas atividades, o Maçom, por perfil, geralmente é um homem atarefado em sua vida pessoal e profissional. É o tipo de pessoa que não se satisfaz (e não deve) com a inércia, acumulando ao longo do dia diversas tarefas, muitas vezes, até extrapolando o tempo disponível. Aqui, vamos falar de um conjunto de técnicas, formas de pensar e agir que visam otimizar o tempo de qualquer pessoa. Agendamento, tempo e tema formam a tríade que sustentam o perfeito equilíbrio entre as tarefas e o tempo disponível para executá-las.

Fazendo uma analogia à estória do lenhador de Steven Covey, digo que não podemos ser o Maçom que está constantemente a cortar pedras sem observar ao fio do seu cinzel, aquele que não pára por um instante para afiar seu cinzel não é tão eficiente, pois se tivesse um cinzel afiado, renderia melhor qualidade ao seu trabalho.

AGENDAMENTO

Organize mentalmente seus compromissos do dia por ordem de prioridade, importância e  horário, caso tenha muitos compromissos ou tenha problemas para lembrar das coisas, considere utilizar uma agenda ou alguma ferramenta digital (neste link você pode encontrar diversas). A diferença entre importância e prioridade é basicamente as seguintes:

  • Uma tarefa que pode ser finalizada no mesmo dia é prioritária;
  • Tarefas que são importantes para sua vida pessoal ou profissional, para seu trabalho, empresa ou família, o grau de importância aumenta consideravelmente;
  • Analise se a tarefa influi diretamente ou não nas suas principais fontes de receitas/ganhos;
  • Torne como prioridade as tarefas que podem ser resolvidas a curto prazo, retirar itens da sua agenda é sempre um fator importante;

Conforme você for adquirindo experiência na definição de prioridades por tarefas, procure sintetiza-las em grupos mentais para que fique mais fácil sua organização, exemplo:

  • Grupo Família – prioritárias 1º
  • Grupo Maçonaria – prioritárias 2º
  • Grupo Rotary  – prioritárias 3º
  • Grupo Trabalho – prioritárias 4º
  • Artigos – normal
  • Livro – baixa

Claro que o conteúdo e ordenamento dos itens é algo extremamente pessoal, mas isso já dá uma ideia de como funcionaria.

TEMPO

Com as tarefas agendadas é hora de começar a trabalhar nelas. Concentrar-se é a chave para finalizar as tarefas no menor tempo possível, é o que explica a Lei de Parkinson: “Maior será a sua capacidade de concentração quanto menor for o tempo disponível para realizar a tarefa”. Um exemplo prático disso, poderia citar aqueles colegas de faculdade, que deixam os trabalhos para a última hora, em cima do prazo e mesmo assim conseguem fazê-lo (sem juízo de qualidade, claro).

Também é importante que você deixe de procrastinar. Atenda as tarefas nos horários predeterminados, não esqueça de fugir da ociosidade. Muitas pessoas organizam suas tarefas de forma correta, mas não conseguem dar inicio à elas dentro dos prazos previstos, atrasando outras tarefas ou tendo que desistir delas. Psicólogos e outros estudiosos da procrastinação definem ela entre os procrastinadores crônicos e os temporários, isso está intimamente ligado ao sentimento acionado pela tarefa na pessoa, os tipos mais comuns são:

  • Aversão a tarefa – Ahh isso é tão chato de se fazer!!!
  • Distração – Fui fazer uma pesquisa na internet e acabei no Facebook…
  • Impulsividade – Prefiro visitar meu Irmão no trabalho do que escrever essa Peç.·. de Arq.·.
  • Motivação  – Eu até queria ir, mas estava chovendo e meu corpo não levantou da cama…

É importante que você motive-se a realizar as tarefas do seu dia a dia, ou simplesmente não as aceite-as caso não sejam prioritárias para você. Invadindo um pouco o próximo tópico, é comum da cultura do brasileiro aceitar tudo o que lhe é proposto. Por exemplo, se um amigo convida para passar em algum local para tomar uma cerveja, a pessoa diz que vai, mas acaba não indo, ou diz que “talvez vá”, só para não dizer “não poderei ir” ou “não quero ir”, isso contribui substancialmente para a falta de foco e motivação.

Pesquisas mostram que a força de vontade é como um músculo, se você utiliza demais dela, você pode ter uma lesão ou esgotá-la, se usa pouco, ela não se desenvolve corretamente. Tenha sempre em mente seus objetivos, suas metas, seus valores… Isso lhe ajudará na execução das tarefas, fortalecendo a força de vontade e aumentando sua capacidade de enfrentar os obstáculos.

TEMA

Corpo e mente motivados, foco no objetivo da tarefa e… Para quê mesmo estamos fazendo isso?

De nada adianta estar de corpo presente nas suas tarefas, também é necessário estar engajado ao seu conteúdo para que sua execução seja feita de forma Just.·. e Perf.·. Se possível, busque com antecedência saber sobre a matéria, se for uma reunião, tente manter o seu foco e o dos demais participantes no assunto em questão, não remarque um novo compromisso se der tempo de alcançar o objetivo em uma única tarefa, tente fazer aquele tempo o mais produtivo o possível.

Preparar-se é a chave para executar as tarefas com maior produtividade e rapidez, podendo até sobrar algum tempo, que você poderá “se presentear” para utilizar da forma que bem entender.

 

BIBLIOGRAFIA

Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes – Steven Covey (https://g.co/kgs/IqfoyF)
We’re Sorry This Is Late … We Really Meant To Post It Sooner: Research Into Procrastination Shows Surprising Findings (https://www.sciencedaily.com/releases/2007/01/070110090851.htm)
Self-regulation Failure (Part 4): 8 Tips to Strengthen Willpower (https://www.psychologytoday.com/blog/dont-delay/200903/self-regulation-failure-part-4-8-tips-strengthen-willpower)

 

Autor: Irm.·. Nataniel Kegles
Adaptado de uma Peça de Arq.·. exclusivamente para o Diário Adonhiramita.